Pular para o conteúdo principal

A Integração europeia - dos tratados de Roma ao Brexit - Uerj em gotas


Grupo de estudo para prova específica: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts


A constituição de blocos econômicos abrange necessariamente uma dimensão política por parte dos países envolvidos, principalmente quando ultrapassa a condição de uma União aduaneira e se forma um mercado comum. A partir dessa condição, os Estados signatários passam a articular amplas parcelas de suas diretrizes econômicas com os demais participantes do bloco, tais como  políticas tarifárias, fiscal, cambial e, como é o caso da maior parte dos membros da união Europeia, a articulação de política monetária.  Dessa forma, os Estados-Nacionais participantes desse processo de integração abrem mão de uma parcela de sua soberania e passam a adotar uma forma de soberania compartilhada, na qual decisões anteriormente tomadas de forma isolada passam a ser decididas coletivamente.

Cai União Europeia na UERJ???

Sim!

Sabe qual o percentual de candidatos que acertam esse tipo de questão?

Note os dados publicados pela própria UERJ acerca do desempenho dos estudantes.


Em classificação oficial. uma questão abordando a União européia apresentou os seguintes resultados:
Percentual de acertos: 40,10% Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Deixe de fazer coro com os 59,9% que erraram a questão.

Depois de assistir esse vídeo de menos de dois minutos, você estará apto a responder de forma razoável a questões que abordem o tema.

Isso é Uerj em gotas e essa é 8ª gota, não deixe de conhecer as demais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________