Pan-africanismo, neocolonialismo e soberania nacional - África, Ásia e América Latina em um mundo bipolar - Uerj em gotas
Grupo de estudo para provas específicas: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts
As maneiras de apresentar povos e territórios possuem variações históricas associadas às relações estabelecidas entre sociedades e culturas. As imagens acima sobre o continente africano ilustram essas variações.
A partir da comparação entre as imagens, identifique a principal diferença quanto a essas representações do continente africano. Em seguida, cite um processo histórico contemporâneo que explique a diferença de perspectiva entre a imagem 1 e a imagem 2.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentário da questão:
As variadas formas de caracterização dos povos e das sociedades do continente africano dependeram, ao menos ao longo dos últimos cinco séculos, diferentes formas de visão de mundo , marcada, entre outros aspectos, pelas relações estabelecidas com diferentes sociedades, sobretudo, com as europeias. Resultado de processos de conquista e colonização, de forma mais acentuada entre os séculos XV e XX, as sociedades africanas foram representadas em textos e imagens variados, fortemente marcados por perspectivas estereotipadas, e simplificadoras, que tratavam os africanos como um bloco monolítico, desconhecendo, dessa forma, a complexidade dessa infinita variedade de culturas, etnias, modelos políticos e religiões que habitam esse continente. Seja por puro desconhecimento e falta de alteridade, seja por tentativa de justificar a exploração das riquezas naturais do exuberante território africano e sua mão de obra abundante, apreendeu-se uma distorcida percepção acerca dos africanos e de seu diverso território. A imagem 1 associa o continente africano ao exotismo de sua natureza e de sua fauna; já a imagem 2 destaca sua diversidade humana e sociocultural. Mesmo sendo imagens que circulam simultaneamente na internet na atualidade, as diferenças entre ambas apontam para mudanças históricas que afetaram as sociedades africanas no decorrer do século XX e que interferiram na cada vez maior valorização da diversidade étnica e cultural dos povos africanos. Entre essas mudanças, encontram-se: os movimentos de descolonização na África, associados ao reconhecimento da soberania e das identidades dos povos africanos; a ampliação das críticas internacionais às teorias raciais e ao etnocentrismo, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945); a condenação dos efeitos do neocolonialismo; a difusão do pan-africanismo; as repercussões internacionais do fim do Apartheid na criminalização e extinção de práticas de segregação racial; a valorização das heranças culturais africanas em sociedades americanas e europeias; os desdobramentos simbólicos da Primavera Árabe no norte da África, no que concerne à mobilização popular e à defesa da pluralidade; e, por fim, a revisão e divulgação das histórias dos povos africanos, por meio da historiografia e da literatura.
Bons estudos!!!
Professor Arão Alves
Comentários
Postar um comentário