Sociedade Asteca e encontro cultural - UERJ Exame discursivo 2016 - questão 1



Canal dedicado exclusivamente às questões discursivas da UERJ:
 https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw







O mapa de Tenochtitlán - capital do Império Asteca à época da conquista da América no século XVI - auxilia a compreensão dos relatos dos espanhóis, cujas reações diante da cidade revelam características daquela sociedade pré-colombiana.
Indique duas características da sociedade asteca que causaram as reações expressadas nos relatos acima. Cite, ainda, dois objetivos da conquista europeia da América.



Comentário da questão:

Embora seja comum o uso de da expressão choque de culturas, o encontro de culturas que ocorreu no contexto da expansão marítima, além de promover o nascimento de um novo mundo não apenas na Europa, teve significados diferentes para as sociedades que dele participaram. Para os europeus, esse encontro propiciou enriquecimento, fortalecimento político e tentativa de imposição unilateral de sua cultura. As sociedades do continente americano, de um modo geral, exerceram processos de dominação e pauperização com expressivas perdas demográficas. Mesmo com as tentativas de imposição absoluta de seus valores às sociedades da América pré-colombianas. Essas sociedades nativas construíram diferentes formas de resistências, que produziram a possibilidade de um mestiçagem cultural, ou seja, foram capazes de produzir mudanças também entre os seus colonizadores. Como evidência dessa possibilidade podemos citar os relatos acerca da admiração dos europeus com as características das sociedades que aqui viviam por ocasião da conquista da América. A partir de importante registro iconográfico, feito pelos próprios nativos, a cidade de Tenochtitlán é representada no meio de um grande lago, com canais e estradas aterradas ligando as diversas ilhas que a compunham. No mapa de 1524, de autoria desconhecida, mas atribuído a um nativo, também estão representadas construções, com destaque para o templo principal e a grande praça onde funcionava o mercado da capital asteca. Dois relatos de conquistadores espanhóis, que exaltam a arquitetura, a monumentalidade e a expressividade das construções astecas, combinados com os mapas, indicam importantes características daquela sociedade pré-colombiana, como a sua riqueza material, a extensão da urbe, a prática de atividades comerciais e a intensa urbanização. Os objetivos da conquista europeia, no começo dos tempos Modernos, foram a expansão da fé católica, a extração de metais preciosos, a obtenção de matéria-prima e a exploração da mão de obra nativa em meio ao processo de fortalecimento das monarquias europeias.



Duas características:

 a arquitetura e a beleza da capital Asteca, a cidade de Tenochititlan que foi construída sobre as ilhotas do lago Texcoco. Havia as chinampas, diversos canais e aquedutos que abasteciam a cidade, calçadas de pedra, palácios grandiosos. A população urbana que residia na capital Asteca era considerável. As fontes oscilam entre 200 até 500 mil habitantes.


Objetivos:



Conseguir recursos para os Estados Modernos europeus;
Os interesses da expansão da fé  e eram sinceros pois fazia parte da mentalidade do período;



Link para outros vídeos sobre questões discursivas:



UERJ - Exame discursivo - 2014 - questão nº 6











Comentários