1- O NKVD (comissário do Povo para assuntos internos), entre outras funções, era responsável pela mobilização de pessoas para os trabalhos forçados nos campos de concentração, onde, eram liquidados, em geral, os suspeitos de oposição ao regime.
( ) CERTO ( ) ERRADO
CERTO!!!!
Entre as funções do NKVD, considerando a GUGB, uma de suas divisões internas, estava a de garantir a segurança do Estado soviético. A repressão política foi uma das mais importantes ferramentas para a concretização desses objetivos. Tanto inimigos do Estado, quanto prisioneiros do Gulag, estavam entre as vítimas desse organismo estatal. Existem evidências documentadas de que o NKVD cometeu execuções extrajudiciais em massa.2 Em 17 de novembro de 1938, tais troikas foram proibidas por decisão conjunta do Conselho de Comissários do Povo e do Comitê Central do Partido Comunista de Toda a União (bolchevique).
2- Considerando a política externa brasileira entre 1964 e 1985, julgue a afirmativa abaixo.
A partir de 1967, o governo Costa e Silva procedeu a uma reformulação das diretrizes fundamentais da política externa brasileira. Essa linha permaneceria inalterada, essencialmente, até o final do regime Civil Militar. A unidade de ação que se verificou a partir de então embasou-se na importância conferida à doutrina de fronteiras ideológicas.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Errado
A política externa, a partir de 1967, tinha como objetivo, de forma autônoma, garantir o desenvolvimento nacional. Costa e Silva, superado o período de “passo fora da cadência”, lança a doutrina denominada "diplomacia da prosperidade". Essa nova diretriz foi explicitada pelo chanceler José de Magalhães Pinto em 1967. Estava superada a prioridade da bipolaridade e da segurança coletiva.
Professor arão Alves
Comentários
Postar um comentário