Líbia, Primavera árabe e Muammar al Gaddafi









O Programa de Metas, destinado sobretudo a promover o desenvolvimento acelerando o processo de industrialização, teve vários de seus objetivos consideravelmente ultrapassados em relação aos previamente estipulados. Para a implementação desse programa foram criados grupos de trabalho subordinados ao Conselho de Desenvolvimento.
Considerando o governo JK, julgue a afirmativa abaixo:

Embora gozasse de total apoio de seu ministro da Guerra, o Marechal Henrique Teixeira Lott, JK, durante o seu governo, enfrentou pesada oposição do Exército, e, principalmente, da Armada, que ansiava pela compra de um porta aviões, demanda que somente seria atendida durante o governo civil-militar (1964-1985)

( ) CERTO ( ) ERRADO






ERRADO! A demanda da Marinha foi atendida por intermédio da compra do Porta aviões Minas Gerais.
Se considerarmos as forças armadas individualmente, a Aeronáutica era a força mais difícil para JK, devido, em parte a sua origem histórica, com grande tradição udenista.

A Conciliação de JK concedeu-lhe a possibilidade de terminar o mandato, mesmo que em meio a uma crise política. Além dele, desde o fim do Estado Novo, em 1945, até 1964, apenas Dutra concluíra o seu.
Veja as ações, resultados e tentativas de conciliação do presidente bossanova.

1- Conciliação garantia a estabilidade:
1.1 Possuia uma base mais sólida no congresso (PSD/PTB) - JK=PSB / PTB = Jango.
1.2 Divisão na UDN ( a ala "bossa Nova" apoiava o presidente).
1.3 Forças armadas:
1.3.1 Exército (o ministro era Lott)
1.3.2 Marinha (compra do porta aviões "Minas Gerais"
1.3.3 Aeronáutica ( anistia aos revoltosos de Aragarças e Jacareacanga).
1.4 Tolerância com: UNE, Operários (Jango dialogava com os sindicatos), Ligas camponesas, Comunistas (prestes apoia a ruptura com o FMI) - O partido não era legal mas tinha uma atuação real e relativamente tolerada pelo governo.








2- A Primeira República (1889-1930) constituiu, nas consagradas expressões da historiografia, a “República que não foi" e o autêntico “teatro das oligarquias". Resultado de um golpe de Estado conduzido pela única instituição suficientemente coesa para executá-lo, o Exército, em pouco tempo, assistiu a ascensão ao poder dos representantes dos grupos proprietários rurais, em um contexto no qual, repetindo a realidade colonial e monárquica pós-Independência, a terra continuou a ser o polo irradiador do poder.

Considerando a esse período da história brasileira, julgue (C) Certo ou (E) Errado a afirmativa seguinte.


Ultrapassado o período que Renato Lessa denominou Década do caos, a Primeira República vivenciou uma certa estabilidade com o governo de Campos Sales: com a Política dos Estados, também conhecida como Política dos Governadores, organizou-se uma cooperação legislativa, assegurando-se o predomínio das oligarquias estaduais que estavam no poder.

( ) CERTO ( ) ERRADO






Corretíssima!!!

Entre 1889 e 1898, A República iniciada viveu um período de grande instabilidade política e econômica. A tentativa de resolver os problemas de liquidez por intermédio da concessão dos direitos de emissão monetária para bancos privados, política conhecida como encilhamento, não logrou o sucesso almejado. Embora os números demonstrem que houve melhoria no número de novas indústrias, a inflação e a especulação financeira corroeu o poder de compra de nossa moeda, agravando a nossa capacidade de pagar nossas dívidas, que estavam em moeda estrangeira. A crise política acompanhou a econômica e foi responsável por momentos de movimentos urbanos e e rurais que colocaram em cheque a eficiência do Exército em contê-las, comprometendo, em parte, o projeto positivista defendido por essa instituição. Foi a partir do governo de Campos Sales, que por meio do Funding Loan amenizou a crítica situação econômica e financeira em que o Brasil se encontrava. Por intermédio da Política dos Estados (governadores), a difícil relação entre o executivo e o legislativo foi resolvida pela aproximação do presidente com as oligarquias estaduais, fonte do poder político dos deputados e senadores, que, a partir de então, passariam a apoiar com mais frequência o executivo.





Comentários