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União Ibérica e Brasil Colonial Questão comentada


1.   No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos
A) do liberalismo, que dispensou a regulamentação da economia pelo Estado.   A
B) do utilitarismo, que defendeu a produção especializada de objetos de consumo.   
C) do corporativismo, que propôs a organização da sociedade em grupos econômicos.   
D) do socialismo, que expôs a contradição entre produção e apropriação de riqueza.   
E) do mercantilismo, que elaborou princípios de protecionismo econômico.   
  
2.   Sobre a presença de europeus, durante os séculos XVI, XVII e XVIII, no território que hoje pertence ao Brasil, é correto afirmar que
A) se restringiu aos portugueses que, desde o Tratado de Tordesilhas, eram os únicos com direito sobre esta terra plenamente reconhecido pelas demais nações europeias.   
B) diferentemente de outras regiões da América, nenhuma das cidades do Brasil sofreu ataques de piratas ou corsários de origem europeia.   
C) devido ao Tratado de Tordesilhas, apenas portugueses e espanhóis estiveram pelas terras brasileiras durante os séculos de nossa colonização.   
D) além dos portugueses, em diversas regiões do atual território brasileiro, nos primeiros séculos da colônia, houve presenças de espanhóis, franceses e holandeses.   
  
3.   “É verdade que antes da união das monarquias ibéricas, em 1580,ao manter uma boa relação com os portugueses, os flamengos frequentavam os portos brasileiros e a cidade de Lisboa carregando açúcar em suas urcas, levando-o a refinar em Flandres e distribuindo-o por via terrestre e fluvial por toda a Europa central. De sua embarcação tão características, ficou a lembrança na toponímia carioca, através do morro que evoca a sua forma.” PRIORI, Mary del. Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Editora LeYa, 2016. Página 69.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período colonial da história do Brasil é correto afirmar, exceto
A) Durante a União Ibérica, holandeses e espanhóis formaram a Companhia das Índias Ocidentais e dividiram os lucros da comercialização do açúcar produzido no Brasil e levado para a Europa.    
B) Com a União Ibérica acirraram-se os conflitos entre a Espanha e a Holanda. Com a proibição espanhola da parceria comercial entre holandeses e produtores de açúcar no Brasil, os flamengos invadiram o nordeste.    
C) Maurício de Nassau, administrador holandês em Pernambuco, promoveu reformas urbanas e manteve uma boa relação com os senhores de engenho.    
D) A revolta conhecida como Insurreição Pernambucana acabou determinando a saída dos holandeses do nordeste brasileiro e teve como consequência uma crise na empresa açucareira brasileira.   
  
4.   O território brasileiro é, atualmente, bem maior do que as terras atribuídas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. A expansão da colônia ocorreu graças à ação de bandeirantes, missionários, militares e pecuaristas que ocuparam as vastidões pouco exploradas das áreas de ambos os lados da linha de Tordesilhas. O tratado em que a França renuncia às terras que ocupava na margem esquerda do rio Amazonas e aceita o rio Oiapoque como limite entre a colônia portuguesa e a Guiana Francesa é o
A) Segundo Tratado de Ultrech.   
B) Tratado de Santo Ildefonso.   
C) Tratado de Madri.   
D) Tratado de Badajós.   
E) Primeiro Tratado de Ultrech.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões), considere o texto abaixo.

Se a obra historiográfica de Sérgio Buarque de Hollanda foi um olhar para o passado brasileiro a partir da História de São Paulo (as monções, as entradas e bandeiras, os caminhos e fronteiras) entre a generalidade do ensaio, em Raízes do Brasil, e a sistematização acadêmica de sua produção na USP, a cidade do Rio de Janeiro funda um universo poético e um horizonte criativo inteiramente novos em Chico Buarque, no cruzamento das atividades do “morro” (o samba, sobretudo) com as da “cidade” (A Bossa Nova e a vida intelectual do circuito Zona Sul). FIGUEIREDO, Luciano (org). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, p. 451.

5.   As entradas e bandeiras, durante o Período Colonial, foram expedições
A) contratadas pelos donatários das capitanias, a fim de mapear as populações indígenas que habitavam a região e instalar missões e aldeias visando à sua pacificação, etapa indispensável para o sucesso do empreendimento colonial.   
B) idealizadas por autoridades coloniais e pelos primeiros moradores instalados na Vila de São Paulo, com o objetivo principal de combater os colonizadores espanhóis que vinham desrespeitando os limites do Tratado de Tordesilhas e tomando-lhes as minas de ouro e prata.   
C) planejadas pelos brancos colonizadores, empreendedores particulares ou encarregados da Coroa, compostas de dezenas de índios e mestiços contratados para desbravar o “sertão” e viabilizar rotas comerciais de minérios, especiarias e gado entre as isoladas vilas do interior.   
D) articuladas e executadas pelos bandeirantes, a mando da Coroa, da Igreja Católica ou por iniciativa própria, a fim de assegurar o controle português das minas de ouro e o plantio em terras férteis, dizimando índios hostis e fundando vilas jesuíticas para o branqueamento da população.   
E) organizadas e financiadas, respectivamente, pela Coroa Portuguesa e por particulares, em busca de metais preciosos, do apresamento de indígenas e da efetivação da posse das terras por colonizadores portugueses.   
  
6.   Atente ao seguinte enunciado: “Em seu governo, Maurício de Nassau incentivou a produção de açúcar, que havia decaído durante a conquista, com a concessão de financiamentos; também estimulou a agricultura de subsistência, sobretudo da mandioca, para que não faltassem alimentos aos mais pobres. Homem culto e amante das artes, seu governo foi um período de tolerância religiosa entre católicos e protestantes. Seu retorno à Europa e sua substituição por um ‘triunvirato’ – que alterou suas práticas administrativas – fez surgir reações e insurreições por parte dos senhores de engenho”.

O enunciado se refere ao período histórico marcado
A) pela implantação do Governo-Geral, em 1548, como forma de resolver o fracasso administrativo das Capitanias Hereditárias e garantir a posse e a pacificação da Colônia.   
B) pelo domínio francês no Maranhão, no qual o governo do Conde Nassau trouxe grandes avanços à cultura canavieira daquela região e o desenvolvimento da cidade de São Luís.   
C) pelo domínio francês no Rio de Janeiro, que teve na figura de Maurício de Nassau seu grande nome, responsável por desenvolver a economia e a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.   
D) pelo domínio holandês no Nordeste do Brasil, que se estendeu desde a Bahia até o Maranhão e que teve na administração de Nassau seu período de maior desenvolvimento.   
  
7.   A expansão da agroindústria açucareira atingiu proporções assombrosas. O negócio da produção e comercialização do açúcar formava uma complexa rede de interesses que atraiu ataques estrangeiros. Em 1624 membros do exército da Companhia das Índias Ocidentais ataca­ram e ocuparam a sede do governo-geral em Salvador, e lá ficaram durante quase um ano. Em 1630, o ataque a Recife iniciou uma longa guerra de ocupação e reconquista, na qual todos os recursos materiais e humanos da colônia foram mobilizados para expulsar os invasores. Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil.

O texto deve ser relacionado com: 
A) invasões francesas;    
B) ataques de corsários ingleses;    
C) confrontos com espanhóis;    
D) invasões holandesas;    
E) ataques de corsários franceses.    
  
8.   Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15543/15543_3.pdf>. Acesso em: 12/09/2017.

Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que
A) o liberalismo econômico deu ênfase à economia mercantilista, na qual o Estado seria responsável pela regulamentação de preços e mercados para evitar abusos que prejudicariam a população.   
B) a Escola Fisiocrata sustentou a ideia de que existem leis naturais regendo a sociedade, mas que poderiam ser alteradas pelo bem da humanidade, e, além disso, defendeu que a indústria e o comércio seriam responsáveis pela riqueza de uma nação.    
C) as ideias defendidas por John Locke, na obra O contrato social, afirmam que o soberano deve conduzir o Estado de forma democrática, de acordo com a vontade do povo.    
D) o Despotismo Esclarecido, ligado à associação entre as ideias das luzes e o poder absolutista dos reis, foi aplicado com ênfase em todos os Estados europeus no início do século XVIII, resultando no nascimento de dezenas de monarquias parlamentaristas.    
E) o Iluminismo combateu o mercantilismo, o tradicionalismo religioso herdado da Idade Média e a divisão da sociedade em estamentos.   
  
9.   Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.)

O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios
A) liberais, que defendem a necessidade de impor regras rígidas de protecionismo fiscal.   
B) mercantilistas, que determinam os interesses de expansão do comércio externo.   
C) iluministas, que enfatizam os direitos de cidadania e de rebelião contra governos tirânicos.   
D) luteranos, que obrigam as mulheres e os homens a lutar pela própria salvação.   
E) católicos, que justificam a ação humana apenas em função da vontade e do direito divinos.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo:

Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...) (ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)

10.   Durante o Iluminismo (séculos XVII e XVIII), vários filósofos e cientistas questionaram a visão de que a sociedade era resultado de uma ordenação divina e que deveria se guiar pelas leis da Igreja. Podemos encontrar, nesse período, a formulação
A) desenvolvida por Isaac Newton de que fenômenos da natureza poderiam ser explicados cientificamente, tal como pressupunha, por exemplo, a Lei da Gravitação Universal.   
B) redigida por François Marie Arouet, conhecido como Voltaire, em defesa da democracia participativa e do princípio de que o poder soberano deveria emanar da vontade geral do povo, e não do rei.   
C) apresentada por René Descartes, que propunha, segundo sua lógica cartesiana, que a verdade absoluta deveria ser buscada na Enciclopédia, e não na Bíblia, uma vez que os dogmas da Ciência eram universais e definitivos.   
D) proposta por Jean-Jacques Rousseau em sua obra Do Espírito das Leis, em que advoga por um absolutismo esclarecido, amparado em leis justas e em uma concepção liberal de Estado.   
E) difundida por Galileu Galilei ao questionar a teoria heliocêntrica, sendo, por isso, acusado de heresia e condenado pela Igreja Católica por ter se recusado a renegar suas concepções.   
 
Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [A]

Somente a alternativa [A] está correta. O pensamento de Adam Smith até hoje é uma referência para o liberalismo, que vê na liberdade econômica um dos princípios de ordenamento da sociedade.  

Resposta da questão 2:
 [D]

O texto é bastante claro no aspecto da opinião da autora: nossa Independência, nos moldes em que ocorreu, e a adoção da Monarquia como forma de governo a partir dela, não provocou mudanças significativas na estrutura do país, além da autonomia política. Questões como a manutenção do privilégio econômico das elites agrárias e a continuidade da escravidão foram problemas que ficaram para as gerações futuras  

Resposta da questão 3:
 [A]

Durante a União Ibérica, holandeses e espanhóis tornaram-se inimigos devido à Independência dos Países Baixos. Por conta disso, a Espanha proibiu suas colônias de fazerem comércio com os holandeses e estes, por isso, criaram a Companhia das Índias Ocidentais para invadir as colônias espanholas, incluindo o Brasil.  

Resposta da questão 4:
 [E]

O Primeiro Tratado de Utrech foi assinado em 1713, entre França e Portugal, e estabelecia os limites entre o Brasil Colônia e a Guiana Francesa. Nesse Tratado ficaram determinados a posse do Amapá e o controle do Oiapoque.  

Resposta da questão 5:
 [E]

Ocorridas num mesmo contexto de expansão territorial, as entradas – organizadas pela Coroa – e as bandeiras – organizadas pelos senhores de engenho – tinham como finalidade o achamento de novas fontes de lucro e o apresamento indígena.  

Resposta da questão 6:
 [D]

Maurício de Nassau governou o chamado “Brasil Holandês”, período no qual a Cia das Índias Ocidentais (holandesa) invadiu e dominou boa parte do Nordeste brasileiro. Esse domínio começa em 1630 e termina em 1654.  

Resposta da questão 7:
 [D]

Somente a alternativa [D] está correta. O texto menciona as invasões holandesas no Brasil dentro do contexto da União Ibérica, 1580-1640. A Companhia das Índias Ocidentais possuía interesse na produção e venda do açúcar produzido no Brasil. Daí ocorreu uma invasão fracassada em Salvador no ano de 1624 e outra invasão em Pernambuco em 1630.  

Resposta da questão 8:
 [E]

Somente a alternativa [E] está correta. O Liberalismo econômico defendido por Adam Smith criticou o Mercantilismo. A Escola Fisiocrata defendeu que a riqueza vem da natureza, da agricultura. A indústria apenas transforma e o comércio distribui enquanto a natureza gera riqueza. A obra “O Contrato Social” foi escrita por Rousseau. O objetivo do Despotismo Esclarecido era utilizar algumas ideias Iluministas para preservar o Estado Absolutista. O movimento Iluminista criticou o Antigo Regime, isto é, absolutismo, mercantilismo, sociedade estamental e defendeu a ideia de igualdade civil e liberdade de expressão, religiosa, entre outras ideias importantes.  

Resposta da questão 9:
 [C]

O Iluminismo, movimento contrário ao Absolutismo e que defendia o direito à liberdade e à igualdade dos povos, influenciou uma série de movimentos mundo afora, incluindo a Independência das 13 Colônias.  

Resposta da questão 10:
 [A]

Segundo os Iluministas, o homem deveria buscar a racionalidade para explicar todos os fenômenos da vida, sejam eles políticos, econômicos, sociais, culturais, religiosos ou naturais. Nesse sentido, as ideias de Isaac Newton se encaixam nos ideais iluministas.  




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