Questões Comentadas - Estados Unidos no século XIX André Rebouças Leis Jim Crow e Imperialismo Americano





2. (Fatec 2010)  No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em 29.08.2009)

 

Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está

a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.   

b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali, desde o período da colonização.   

c) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.   

d) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.   

e) a existência de terras férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.   

 

Resposta da questão 2:

 [A]

 A Marcha para o Oeste empreendida no século XIX para a ocupação de territórios a oeste dos montes Apalaches incorporados aos Estados Unidos, teve entre seus fatores a publicação do Homestead Act em 1862, que assegurava a imigrantes e cidadãos americanos, o direito de propriedade sobre um lote de160 acres a quem a cultivasse por cinco anos.  

 

3. (Upe-ssa 2 2017)  Durante o século XIX, nos Estados Unidos expansionistas, uma corrente advogava, em nome do “Destino Manifesto”, a absorção de Cuba. Consideravam que os norte-americanos tinham o “direito” de ter a ilha sob seu domínio.

PRADO, Maria Lígia Coelho. A formação das nações latino-americanas.

São Paulo: Atual, 1987, p. 53. (Adaptado).

 O Tratado de Paris pôs fim ao conflito entre Estados Unidos e Espanha e explica parte do contexto descrito pelo texto, tendo como principal(ais) consequência(s) política(s) a

a) suspensão do Tratado de Arrendamento de Bases Navais e Militares em Cuba e Filipinas.   

b) incorporação de Cuba como um protetorado formal dos EUA por meio da exploração das usinas.   

c) destituição da Ementa Platt que aprovava a intervenção direta dos Estados Unidos em Cuba.   

d) concessão de Porto Rico e das Filipinas aos EUA e a instituição de um domínio indireto em Cuba.   

e) anexação de México e Cuba, respectivamente, ao território norte-americano e a independência das Filipinas.   

 

 

Resposta da questão 3:

 [D]

 Somente a alternativa [D] está correta. O “Destino Manifesto” foi uma doutrina estadunidense que entendia que o homem branco anglo saxônico (WASP) era superior aos negros e índios justificando a expansão dos EUA sobre a América Latina. Depois da guerra Hispano-Americana, 1898, os EUA venceram a Espanha e foi assinado o Tratado de Paris, no qual o país derrotado perdia a posse de Cuba, Porto Rico e das Filipinas para os Estados Unidos.

  

4. (Fmp 2020)  Disseram que desejavam nos colocar numa reserva, construir-nos casas e fazer-nos tendas para curar. Não quero nada disso. Nasci na pradaria, onde o vento sopra livre e não existe nada que interrompa a luz do sol. Nasci onde não havia cercas, onde tudo respirava livremente. Quero morrer ali, não dentro de paredes. Conheço cada corrente e cada bosque entre o Rio Grande e o Arkansas. Cacei e vivi nesse território. Vivi como meus pais, antes de mim, e, como eles, vivi feliz. Quando estive em Washington, o Grande Pai Branco disse-me que toda a terra comanche era nossa e que ninguém deveria impedir-nos de morar ali. […] O lugar em que vocês dizem que devemos viver é pequeno demais. Parra-Wa-Samen (Dez Ursos) apud BROWN, D. Enterrem meu coração na curva do rio. São Paulo: Melhoramentos, 1985, p. 174. Adaptado.

 Mas nem sempre as relações eram amistosas: os índios procuravam obter mercadorias à força ou através de emboscadas, fatos fartamente ilustrados em livros e filmes. Bastava aos assaltantes vigiar as fontes de água ao longo das rotas mais frequentadas e aguardar pacientemente a passagem de uma caravana. Isso explica o fato de os índios se terem tornado objeto de um ódio feroz por parte dos viajantes, convencidos de que “o único índio bom é o índio morto.” FOHLEN, C. O faroeste: 1860-1890. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p. 27. Adaptado.

 Considerando a situação social dos Estados Unidos, no século XIX, os dois textos abordam perspectivas

a) contraditórias sobre os efeitos da expansão territorial para o oeste   

b) equivalentes quanto à extinção de reservas indígenas.   

c) complementares a respeito do ciclo do ouro na Califórnia   

d) discrepantes sobre a vigência da escravidão nos estados do sul   

e) divergentes na abordagem da segregação étnico-racial   

 

 

Dê uma pausa, leia com calma, que eu vou passar para o gabarito em 1,2,3,4, 5

 

Resposta da questão 4:


 [A]

 Tratando do avanço sobre as terras indígenas a oeste no território dos EUA os textos tem visões contraditórias sobre o contato entre brancos e nativos. O primeiro, mostra o ponto de vista nativo sobre o avanço branco. E o segundo mostra como os brancos enxergavam os nativos. Ambas as visões são negativas.  

 

 5. (Espm 2018)  Em 1865, encerrada a Guerra de Seces­são, morto assassinado Abraham Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson governou uma reconstrução difícil. Sob a presidência de Ulisses Grant, a começar pelo Tennes­see, em 1870, os sulistas brancos promul­garam leis contra o casamento inter-racial. Cinco anos depois, o Tennessee adotou a primeira Lei Jim Crow e o resto do sul o seguiu rapidamente. O termo ‘Jim Crow’, nascido de uma música popular, refere-se a toda a lei (foram dezenas) que determi­nasse o afastamento entre negros e bran­cos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros e escolas. Em 1885, a maior parte das escolas sulistas foram divididas em instituições para bran­cos e outras para negros. (Leandro Karnal. História dos EUA)

 O texto trata de efeitos da Guerra de Seces­são que afetaram a sociedade dos EUA e que apenas nas décadas de 1950 e 1960 fo­ram sendo derrubados pela Suprema Corte. A alternativa que melhor demonstra o que as chamadas Leis Jim Crow consagravam é: 

a) integracionismo;    

b) escravismo;    

c) cordialidade;    

d) segregacionismo;   

e) reconciliação.   

 

Resposta da questão 5:

 [D]

 As Leis Jim Crow, citadas no texto, promoveram a segregação entre brancos e negros após a Guerra de Secessão, nos EUA.  

 


Comentários

Postar um comentário