Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas - Crise do Segundo Reinado - Questão militar, questão religiosa e movimento abolicionista

 

1. (Espcex (Aman) 2020)  Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros há tempos. No século XVIII, inspiraram movimentos contra o domínio português. Em 1870, um grupo de políticos lançou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano. Os seguintes episódios, ocorridos na segunda metade do século XIX, abalaram o Império Brasileiro. Considerando os seguintes fatos:

 

I. Questão Militar.

II. Questão de Fronteiras.

III. Questão Religiosa.

IV. Questão da Cisplatina.

V. Questão Abolicionista.

 

Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposições estão corretas no que se refere às questões que contribuíram para o fim do período Imperial Brasileiro.

a) I e II.   

b) I, II e III.   

c) I, III e V.   

d) III, IV e V.   

e) IV e V.    

 

   

Resposta:

 

[C]

 Entre as causas para a crise e o fim da monarquia no Brasil estão associadas a questão militar, a questão republicana, a questão religiosa e a questão servil (abolicionista). A questão militar está vinculada a valorização do exército brasileiro após a Guerra do Paraguai, 1865-1870. A questão religiosa está associada ao conflito entre a Igreja católica no Brasil com o imperador em função da Bula Papal Sylabus contra a participação de maçons na Igreja católica. A questão abolicionista contribuiu para abolir a escravidão no Brasil, que consistia em um dos pilares da monarquia brasileira. Gabarito [C].

  2. (Fuvest 2019)  Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.

  Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente:

a) Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista.    

b) Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa.    

c) Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a manutenção da escravidão.    

d) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.    

e) Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da cidadania.    

 

   

Resposta:

 

[D]

 As imagens I e II representam, respectivamente, a mortandade paraguaia na Guerra, colocando Solano López como responsável, e a contradição entre a participação negra no Exército brasileiro e a manutenção da escravidão no Brasil.

  3. (Fuvest 2017)  No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial, mas também em suas manifestações especificamente brasileiras. Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 1870-1889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v. 5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.

 A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

a) eleitoral, que, ao instituir o voto direto para os cargos eletivos do Império, ao mesmo tempo em que proibiu o voto dos analfabetos, reduziu notavelmente a participação eleitoral dos setores populares.   

b) religiosa, com a adoção do ultramontanismo como política oficial para as relações entre o Estado brasileiro e o poder papal, o que permitiu ao Império ganhar suporte internacional.    

c) fiscal, com a incorporação integral das demandas federativas do movimento republicano por meio da revisão dos critérios de tributação provincial e municipal.   

d) burocrática, que rompeu as relações de patronato empregadas para a composição da administração imperial, com a adoção de um sistema unificado de concursos para preenchimento de cargos públicos.   

e) militar, que abriu espaço para que o alto-comando do Exército, vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maior protagonismo na gestão dos negócios internos do Império.    

 

Resposta:

 

[A]

 A Reforma Eleitoral que a questão retrata é a ocorrida em 1881. Ela estabeleceu a eleição direta para cargos legislativos e a exclusão dos analfabetos do pleito.

No modelo anterior, o voto era censitário e incluía os analfabetos. Nesse sistema, por critério de renda, os eleitores paroquiais elegiam os eleitores de província e estes elegiam os deputados.

No sistema estabelecido a partir de 1881, os eleitores paroquiais e os analfabetos foram excluídos, o que levou a uma diminuição drástica do número de eleitores no Império.

 4. (Espm)  Caifazes foi o nome adotado pelos se­guidores de Antonio Bento. O jornal A Re­denção, publicado durante os anos de 1887 e 1888, era a face mais visível e conhecida do movimento que sempre manteve um caráter secreto e conspiratório, apesar de penetrar nas diversas esferas da sociedade paulista. (Ronaldo Vainfas – direção. Dicionário do Brasil Imperial)

 Os caifazes, citados no texto, devem ser re­lacionados com o seguinte fato ocorrido no Brasil Imperial:  

a) Movimento Republicano;    

b) Movimento Abolicionista;    

c) Movimento Constitucionalista;    

d) Movimento Federalista;    

e) Movimento Parlamentarista.   

 

Resposta:

 

[B]

 O movimento dos caifazes marcou o movimento abolicionista paulista e brasileiro. Liderados pelo advogado Antonio Bento de Souza e Castro, os caifazes ajudavam negros a fugirem das fazendas paulistas para o Ceará, onde a igualdade racial já havia sido decretada.

  5. (Enem PPL 2019)  Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850

D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber, a todos os nossos súditos, que a Assembleia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:

Art. 1º Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra.

 Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2014 (adaptado).

 Considerando a conjuntura histórica, o ordenamento jurídico abordado resultou na

a) mercantilização do trabalho livre.   

b) retração das fronteiras agrícolas.   

c) demarcação dos territórios indígenas.   

d) concentração da propriedade fundiária.   

e) expropriação das comunidades quilombolas.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 A Lei de Terras, aprovada no Brasil em 1850, contribuiu para a concentração fundiária na medida em que obrigava o registro, mediante pagamento, de todas as terras não registradas no país. Como poucas pessoas tinham condições financeiras para pagar o registro, muitas terras ficaram nas mãos de poucas pessoas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________