Pular para o conteúdo principal

Primeira Guerra Mundial Relações internacionais e Questão balcânica #pgm #sarajevo


 ... Na passagem do século XIX para XX, o pessoal vivia um role meio estranho. Sabe aquele lance de Pink e Cérebro. O que vamos fazer para dominar o mundo? Brincadeiras à parte, diversos teóricos discutiam teorias específicas para a compreensão da política internacional das grandes potências. Entre esses teóricos, poderíamos citar o alemão Friedrich Ratzel. Para Ratzel, a posição e as características geográficas de um país seriam determinantes na orientação de sua política exterior. Dentro dessa lógica ele afirmaria a importância de território para uma grande potência.

Com isso em mente, A Alemanha elege considera o Leste Europeu e os Balcãs como sua área natural de expansão. Seguindo, de alguma forma, as ideias de Ratzel, o inglês Mackinder desenvolve as bases da geopolítica inglesa. Para ele o Estado que dominasse a massa continental eurasiana, o heartland, dominaria o mundo, por isso, a Rússia, que vivia nesse território, deveria ser contida, impedida de dominar a zona oceânica. Eu acho que você já devem estar lembrando quando eu citei a importância dos estreitos de bósforo e Dardanelos para os Russos. Lembrou? Pense que os russos eram o Urso, que domina o Heartland, enquanto a Inglaterra era a baleia, que dominava a zona oceânica. Podemos usar essa metáfora para entendermos o apoio que a Inglaterra deu a sobrevida do Império turco otomano, que, de alguma forma, impedia o desenvolvimento de uma marinha russa realmente relevante, já que o acesso de seus navios ao mar egeu e aos chamados mares quentes era extremamente limitado pelo controle turco sobre os dois estreitos. ...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________