Enem 2022 comentado - Ciências humanas e suas tecnologias - Questões comentadas

 


1. (Enem 2022)  TEXTO I

 



  TEXTO II

 É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?

 ASSIS. A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado).

A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:

a) Exclusão social.   

b) Expansão digital.   

c) Manifestação cultural.   

d) Organização espacial.   

e) Valorização intelectual.   

 

 

Resposta:

 [A]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [A] está correta. O acesso precário à internet e tecnologia representa uma forma de exclusão social nas sociedades contemporâneas.

 A alternativa [B] está incorreta pois os textos evidenciam, justamente, o fato de que a expansão digital não atingiu a todos.

 

A alternativa [C] está incorreta pois a falta de acesso à tecnologia e internet não é uma manifestação cultural, mas sim um exemplo de desigualdade social.

 A alternativa [D] está incorreta pois, ainda que o aspecto espacial tenha correlação com a desigualdade social (na medida em que, em sua maioria, são os jovens que moram em regiões periféricas que não possuem boas condições de acesso), não é possível dizer que este seja o aspecto principal ou razão do problema.

 A alternativa [E] está incorreta pois os textos revelam que, por conta da exclusão social, boa parte dos jovens não teve acesso à educação durante a pandemia de COVID-19, dificultando ou impossibilitando o crescimento intelectual para essa parcela da população.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [A], porque os textos mostram a exclusão de parcela da população às redes informacionais, potencializada com a pandemia e, portanto, indicam a exclusão social.

As alternativas incorretas são: [B], porque não ocorre expansão digital, mas exclusão digital; [C], [D] e [E], porque a interpretação dos textos não indica manifestação cultural, organização espacial ou valorização intelectual, mas exclusão digital.

  

2. (Enem 2022)  Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.

 SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004.

 O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?

a) Limitação da área ocupada.   

b) Êxodo da população do campo.   

c) Ampliação do risco habitacional.   

d) Deficiência do transporte alternativo.   

e) Crescimento da taxa de fecundidade.   

 

 

Resposta:

 [B]

A alternativa correta é [B], porque o êxodo rural foi o responsável pelo crescimento desordenado das cidades gerando o inchaço urbano. As alternativas incorretas são: [A], porque não ocorreu limitação, mas crescimento desordenado da cidade; [C] e [D], porque a ampliação do risco habitacional e a deficiência do transporte são consequências e não causas do inchaço urbano; [E], porque a taxa de fecundidade é mais reduzida na cidade.

3. (Enem 2022)  Olhar O Brasil e não ver o sertão

É como negar o queijo com a faca na mão

Esse gigante em movimento

Movido a tijolo e cimento

Precisa de arroz com feijão

Que tenha comida na mesa

Que agradeça sempre a grandeza

De cada pedaço de pão

Agradeça a Clemente

Que leva a semente

Em seu embornal

Zezé e o penoso balé

De pisar no cacau

Maria que amanhece o dia

Lá no milharal

VANDER LEE. Do Brasil, In: Pensei que fosse o céu: ao vivo. Rio de Janeiro: Indie Records, 2006 (fragmento).

 

 A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua função de

a) fornecer a mão de obra qualificada.   

b) incorporar a inovação tecnológica.   

c) preservar a diversidade biológica.   

d) promover a produção alimentar.   

e) garantir a moradia básica.   

 

 Resposta:

[D]

 A alternativa correta é [D], porque o texto menciona a produção de alimentos estabelecendo a relação entre o campo e a cidade. As alternativas seguintes são incorretas porque o texto não aborda a qualificação da mão de obra, a tecnologia, a biodiversidade ou a questão da moradia.

4. (Enem 2022)  Na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios febris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento a progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas, que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate aos males tropicais. As maiores vítimas, contudo, permaneceriam na sombra à margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.

 FOOT HARDMAN, F. Trem fantasma: modernidade na selva. São Paulo: Cia. das Letras, 1988 (adaptado).

No texto, há uma crítica ao modo de ocupação do espaço amazônico pautada na 

a) discrepância entre engenharia ambiental e equilíbrio da fauna.   

b) incoerência entre maquinaria estrangeira e controle da floresta.   

c) incompatibilidade entre investimento estatal e proteção aos nativos.   

d) competição entre farmacologia internacional e produtos da fitoterapia.   

e) contradição entre desenvolvimento nacional e respeito aos trabalhadores.   

 

 

Resposta:

 [E]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A construção da ferrovia Madeira-Mamoré, no início do século XX, contou com vultuosas obras promovidas pelo governo brasileiro, que alarmava a modernidade do empreendimento que facilitaria o escoamento da produção da borracha amazônica. Mas as péssimas condições de trabalho nessa construção supostamente moderna acabaram por vitimar muitos trabalhadores nas regiões Norte e Nordeste do país.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [E], porque o texto indica que os trabalhadores foram submetidos às condições insalubres de trabalho no avanço da construção da infraestrutura do país. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque o texto não aborda a questão ambiental ou o manejo da floresta; [C], porque os trabalhadores não eram nativos, mas imigrantes; [D], porque não há discussões sobre a indústria de fármacos no texto.

  

5. (Enem 2022)  Decreto-Lei n. 1949, de 27/12/1937

 Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República.

Art. 2º O DIP tem por fim:

h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;

n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.

 BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República. (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982. (adaptado).

 Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)

a) diversificação da opinião pública.   

b) mercantilização da cultura popular.   

c) controle das organizações sindicais.   

d) cerceamento da liberdade de expressão.   

e) privatização dos meios de comunicação.   

 

Resposta:

[D]

 O DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda –, criado durante o Estado Novo, tinha como funções básicas exaltar a figura de Vargas e impedir que qualquer notícia ou acontecimento contrários a ele viessem à tona. Nesse sentido, esse órgão promovia um controle ideológico sobre os meios de comunicação e sobre os meios culturais do país, em especial a partir da censura.

 

 CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso é Vitalício, não possui limitação de tempo, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

Comentários