Enem Comentado - Questões de Humanas com gabarito comentado

 


1. (Enem 2021)  Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires. LACERDA, L; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã. E-metropolis, n. 30, set. 2017.

 As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a

a) intensificação da participação na competitividade global.   

b) contenção da especulação no mercado imobiliário.   

c) democratização da habitação popular.   

d) valorização das funções tradicionais.   

e) priorização da gestão participativa.   

 

 Resposta:

[A]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

As modificações urbanas descritas no texto buscam mudar o posicionamento da cidade em relação a um mercado global, aumentando a visibilidade do Rio de Janeiro e buscando captar mais recursos econômicos.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [A], porque a revitalização que deixa para trás a paisagem do início do século passado sugere um processo de modernização da área portuária da cidade, realocando-a como parte de um espaço econômico global. As alternativas incorretas são: [B], porque o processo de modernização não evita a especulação imobiliária; [C], porque o espaço modernizado não gera habitações populares; [D], porque as funções tradicionais da área portuária serão substituídas por novos investimentos; [E], porque a reconfiguração do espaço se dá pelo mercado e não pela gestão participativa.

  

2. (Enem 2021)  A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade. Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.

Qual medida promove a participação social descrita no texto?

a) Redução dos impostos municipais.   

b) Privatização dos espaços públicos.   

c) Adensamento das áreas de comércio.   

d) Valorização dos condomínios fechados.   

e) Fortalecimento das associações de bairro.   

 

 Resposta: [E]

A afirmativa correta é [E], porque as associações de bairro representam a participação da população da elaboração do Estatuto da Cidade, buscando contemplar todos os espaços na organização funcional da cidade. As afirmativas incorretas são: [A], porque reduzir impostos municipais atendem a objetivos específicos e não representam participação social; [B], [C] e [D], porque privatizar espaços públicos, adensar áreas comerciais ou valorizar condomínios fechados atendem à parcelas específicas da população.

 3. (Enem 2021)  Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade. ARENO, M. A industrialização do Brasil ante a nova divisão internacional do trabalhoDisponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).

Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)

a) barateamento da cesta básica.   

b) retorno à estatização econômica.   

c) ampliação do poder de consumo.   

d) subordinação aos fluxos globais.   

e) incentivo à política de modernização.   

 

 

Resposta: [D]

 A afirmativa correta é [D], porque a ínfima inserção da indústria nacional nas novas tecnologias, a indústria representada pelo antigo padrão fordista e a base de crescimento por meio das commodities são características que indicam um processo de industrialização nacional obsoleto e defasado, o que coloca o país subordinado aos fluxos globais.

As afirmativas incorretas são: [A] e [B], porque o atraso da indústria nacional não leva ao barateamento dos alimentos ou à estatização das empresas; [C], porque a subordinação do país à tecnologia estrangeira não eleva o poder de consumo; [E], porque o atraso da indústria nacional não alavancou políticas de modernização.

 

4. (Enem PPL 2021)  A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada. FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno. Disponível em: www.confins.revues.org. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).

No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)

a) primazia do cultivo orgânico.   

b) superação do modelo exportador.   

c) valorização de saberes tradicionais.   

d) abrandamento dos conflitos violentos.   

e) fortalecimento de atividades monocultoras.   

 

 

Resposta: [E]

 A alternativa correta é [E], porque a agricultura globalizada atende ao mercado externo e, portanto, sua demanda se dá de forma externa às necessidades do país, o que por sua vez, resulta no fortalecimento da monocultura. As alternativas incorretas são: [A] e [C], porque o cultivo orgânico e os saberes tradicionais não atendem ao mercado globalizado da agricultura; [B], porque ocorre a consolidação do modelo exportador; [D], porque a agroindústria acentua a latifundiarização e consequentemente, amplia os conflitos.

  

5. (Enem 2021)  Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhoramento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem. Programa de Melhoramento Genético “uvas do Brasil”. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).

 

Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)

a) espécies nativas ameaçadas.   

b) cadeias econômicas autônomas.   

c) estruturas fundiárias tradicionais.   

d) elementos ambientais singulares.   

e) mercados consumidores internos.   

 

 

Resposta: [D]

 A afirmativa correta é [D], porque dentre os diferentes atores da vitivinicultura nacional destacam-se os produtores do semiárido nordestino e da Serra Gaúcha demandando, portanto, que as técnicas se adaptem ao cultivo de biomas diferentes. As afirmativas incorretas são: [A], porque não há menção às espécies nativas; [B], porque as cadeias de produção não são autônomas; [C], porque a produção independe do tamanho da propriedade; [E], porque os vitivinicultores atendem à exportação.

 CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso é Vitalício, não possui limitação de tempo, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

 

 


Comentários