Questões de História - Gabarito ao final - Questões para revisão

 

1. Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na batalha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre. Na formação desse novo estado pode-se destacar

a) um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros.

b) a adoção do sistema parlamentarista.

c) a participação política dos indígenas e negros.

d) a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.

2. A partir de meados do século XVIII, os ideais iluministas atravessaram o Atlântico, influenciando em grande medida o início dos movimentos de independência dos países americanos. Observe as afirmações a seguir sobre esse tema:

I. A independência das trezes colônias britânicas na América teve influência direta de autores iluministas, como o inglês John Locke, que afirmava que o governo deveria garantir os direitos naturais aos homens, como a liberdade, a felicidade e a prosperidade.

II. No Brasil, não chegaram os ideais iluministas; por esse motivo, quando o país tornou-se independente, em 1822, continuou sendo uma Monarquia, já que o ideal republicano não circulava na colônia.

III. Os ideais iluministas de liberdade e de igualdade estiveram presentes nos movimentos de independência da América Espanhola, iniciados entre o final do século XVIII e o começo do século XIX, e que foram liderados pela elite letrada colonial, que se mostrava insatisfeita com a sua diferença em relação às elites metropolitanas.

IV. Um dos principais líderes dos movimentos de independência das Américas foi Simón Bolívar. Por esse motivo, atualmente, governos que questionam a interferência externa em suas economias são denominados de “bolivarianos”.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

a) I e III.

b) I, III e IV.

c) I e IV.

d) II, III e IV.

3. Os primeiros tempos da história dos Estados Unidos como nação independente foram marcados pela Declaração de Independência, que celebrava a legítima busca por oportunidades, prosperidade e felicidade por todas as famílias, apregoando valores que mais tarde seriam associados ao chamado “sonho americano”. Corroborou, posteriormente, para a difusão desses valores a

a) implantação da Lei de Terras como medida prioritária após a independência, incentivando o assentamento das famílias de imigrantes em pequenos lotes adquiridos a preços simbólicos.

b) descoberta de ouro na Califórnia, que provocou uma onda desenfreada de migrações para o oeste, atraindo, inclusive, trabalhadores estrangeiros.

c) promulgação da Constituição dos Estados Unidos, composta por um conjunto de leis que asseguravam o fim da escravidão, o voto universal e o sistema federativo.

d) política de remoção indígena acompanhada da criação de reservas, conjuntamente à campanha de que o respeito à diversidade e a tolerância eram pilares da sociedade americana.

e) transposição das fronteiras ao sul, por meio da Guerra de Secessão, que resultou na anexação de metade do território antes pertencente ao México, despertando o entusiasmo da população pela política expansionista.

 

 4- Leia o texto a seguir:

A guerra caracterizou e deu visibilidade ao processo de independência na América. Não há como duvidar dessa premissa. Primeiro, a elite criolla descobriu a possibilidade de utilizar a guerra como um elemento de união interna e, segundo, percebeu que poderia usar sua experiência como um meio capaz de encaminhar a América rumo ao Ocidente. Ambos os processos ocorreram numa sequência com objetivo de garantir a ordem frente aos conflitos étnicos e políticos, bem como de estabelecer uma imagem da América que fosse confiável e promissora, tanto interna quanto externamente. Nem mesmo no fim da vida, Simón Bolívar desistiu de encarar a força – e, portanto, a guerra que lhe dava expressão – como meio importante para a produção de acontecimentos políticos favoráveis. (FREDRIGO, Fabiana de Souza. “As guerras de independência, as práticas sociais e o código de elite na América do século XIX: leituras da correspondência bolivariana”. Varia hist., Belo Horizonte, v. 23, n. 38, Dec. 2007. p. 311). 

De acordo como o texto, Simón Bolivar estava preocupado em construir uma imagem da América liberta que fosse bem-vista aos olhos europeus e aos olhos dos próprios americanos. Essa preocupação refletia:

a) A adequação ao projeto moderno de nações politicamente emancipadas e aptas ao progresso.

b) Um projeto de articulação política com os Estados Unidos da América, que se simpatizavam com as ideias de Bolívar.

c) Um projeto articulado junto com o Brasil, já que Bolívar também exercia forte influência entre os políticos brasileiros.

d) Uma estratégia política inspirada no “Destino Manifesto”, mas com o objetivo inverso.

 

5- Assinale a opção que contém um dos objetivos de Simón Bolívar:

a) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente, daria a origem à ALALC.

b) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.

c) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

d) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e até linguísticas entre os países latino-americanos.

 

6- É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política, 1983.)

O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que:

a) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.

b) ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.

c) conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.

d) conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis.

 

 

 

 

 

 

1-D

2-B

3-B

4-A

5-C

6-D


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣𝗦/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W



Comentários