Geografia questões dissertativas
1. Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.)
a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua
funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil.
b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a
África na época da colonização portuguesa na América.
2. Até hoje, a formação das classes médias esteve
ligada à expansão da indústria e à elevação de seus níveis de produtividade.
Historicamente, a indústria permitiu estruturar a representação política e
sindical das categorias mais desfavorecidas da população em torno dos
interesses que afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já no contexto
atual, marcado por um mundo menos industrializado e orientado para uma economia
em que os serviços tendem a ser mais fragmentados e frequentemente artesanais
ou informais, os interesses comuns dos trabalhadores são evidentemente muito
mais difíceis de emergir. Considerando este quadro, a desindustrialização
prematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção do Leste Asiático) não é
muito favorável a uma consolidação democrática.
a) Que decreto-lei garantiu os principais direitos trabalhistas na Era
Vargas e por que a menor presença de uma classe trabalhadora na indústria
enfraquece os processos democráticos na contemporaneidade?
b) Indique e explique qual foi a principal mudança estrutural ocorrida
na economia brasileira nas duas últimas décadas.
Gabarito:
a)
Os ventos alísios sopram no hemisfério Sul na proximidade do Trópico de
Capricórnio em direção ao Equador, recebem inclinação em função da rotação da
terra. Desta forma, ganham direção aproximada oeste-leste atuando durante o ano
inteiro. As embarcações que saiam da África com os africanos aproveitavam os
ventos alísios para chegar ao Brasil.
b)
Havia uma troca (escambo) entre Brasil e África. Os africanos enviados ao
Brasil eram trocados por tabaco e aguardente, entre outros produtos.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de
Geografia]
a) Os ventos
alísios se deslocam de áreas de alta pressão atmosférica subtropicais (nas
imediações dos Trópicos) em direção aos as áreas de baixa pressão atmosférica
(ZCIT – Zona de Convergência Intertropical) nas proximidades do Equador. Estes
ventos apresentam influência da Força Coriolis decorrente do movimento de
Rotação da Terra. No hemisfério sul, os alísios originados à sudeste auxiliavam
no movimento das embarcações da África para o Brasil.
b)
Na época da colonização portuguesa ocorriam trocas (prática de escambo), na
qual, africanos eram destinados ao Brasil e escravizados em troca de produtos
como tabaco e bebidas.
a)
Em maio de 1943, durante a ditadura do Estado Novo de Vargas, foi criado o
decreto de número 5452 que instituiu a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas,
somente para os trabalhadores urbanos, das indústrias, por conta da
conscientização política desses trabalhadores bem como de sua capacidade de se
organizar e reivindicar seus direitos. Portanto, a CLT contemplava apenas uma
parcela da classe trabalhadora. Somente em 1963, no governo de Jango, foi
criado o Estatuto do Trabalhador Rural beneficiando os trabalhadores do campo.
b) No mundo globalizado, o Brasil abriu a
economia e passou por profundas transformações, tais como: desconcentração do
parque industrial; maior oferta de energia; ampliação das redes de transporte;
crescimento do agronegócio com investimento em pesquisas de melhoramento da
produção e controle da lavoura e investimento em maquinários, etc.
[Resposta
do ponto de vista da disciplina de Geografia]
a)
O decreto de 1943, durante do governo de Getúlio Vargas instituiu a CLT
(Consolidação das Leis Trabalhistas), concentrada em direitos para os
trabalhadores urbanos do setor industrial e terciário. Os trabalhadores rurais
foram negligenciados durante um longo tempo. O setor industrial paga salários
relativamente mais elevados e é mais organizado através de sindicados
reivindicativos. Na atualidade, com os efeitos do neoliberalismo e modernização
industrial, o porcentual de trabalhadores na indústria foi reduzido. Reformas
trabalhistas comprometeram a CLT, enfraquecendo os sindicatos e permitindo até
terceirização irrestrita de trabalhadores.
O setor terciário emprega
cerca de 70% dos trabalhadores, sendo menos organizado, fragmentado e alto
porcentual de trabalhadores informais. Estas transformações enfraquecem a
capacidade reivindicatória dos trabalhadores e própria democracia.
b)
Nas últimas décadas, com a globalização da economia, alguns países da América
Latina como o Brasil, foram submetidos a políticas econômicas com expressiva
influência neoliberal, ou seja, maior abertura da economia para importações,
privatizações e desnacionalização de empresas. A principal mudança estrutural
foi a desindustrialização e o crescimento excessivo do setor terciário, a
terciarização da economia. Com a maior abertura da economia, as empresas
industriais locais tiveram dificuldade de competir com a chegada de produtos
importados devido a redução do protecionismo. As empresas também tiveram
dificuldade para exportar devido ao custo de produção local (maior carga
tributária, burocracia e problemas de infraestrutura). Os longos períodos de
valorização da moeda devido a entrada de dólares das exportações de commodities
tornaram os produtos manufaturados brasileiros caros para clientes no exterior
e estimulou importações. Em paralelo, também aconteceram mudanças tecnológicas
(automação e robotização) que levaram ao desemprego estrutural.
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário