Questões discursivas de Geografia com gabarito comentado

Geografia questões dissertativas

1.   Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.)

 

 Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões.

 

a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil.

b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América.

 

2.   Até hoje, a formação das classes médias esteve ligada à expansão da indústria e à elevação de seus níveis de produtividade. Historicamente, a indústria permitiu estruturar a representação política e sindical das categorias mais desfavorecidas da população em torno dos interesses que afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já no contexto atual, marcado por um mundo menos industrializado e orientado para uma economia em que os serviços tendem a ser mais fragmentados e frequentemente artesanais ou informais, os interesses comuns dos trabalhadores são evidentemente muito mais difíceis de emergir. Considerando este quadro, a desindustrialização prematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção do Leste Asiático) não é muito favorável a uma consolidação democrática.

 (Adaptado de Pierre Veltz, La société hyper-industrielle. Le nouveau capitalisme productif. Paris: Éditions du Seuil, 2017, p. 16.)

 Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.

 

a) Que decreto-lei garantiu os principais direitos trabalhistas na Era Vargas e por que a menor presença de uma classe trabalhadora na indústria enfraquece os processos democráticos na contemporaneidade?

b) Indique e explique qual foi a principal mudança estrutural ocorrida na economia brasileira nas duas últimas décadas.

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

a) Os ventos alísios sopram no hemisfério Sul na proximidade do Trópico de Capricórnio em direção ao Equador, recebem inclinação em função da rotação da terra. Desta forma, ganham direção aproximada oeste-leste atuando durante o ano inteiro. As embarcações que saiam da África com os africanos aproveitavam os ventos alísios para chegar ao Brasil.

 

b) Havia uma troca (escambo) entre Brasil e África. Os africanos enviados ao Brasil eram trocados por tabaco e aguardente, entre outros produtos.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

a) Os ventos alísios se deslocam de áreas de alta pressão atmosférica subtropicais (nas imediações dos Trópicos) em direção aos as áreas de baixa pressão atmosférica (ZCIT – Zona de Convergência Intertropical) nas proximidades do Equador. Estes ventos apresentam influência da Força Coriolis decorrente do movimento de Rotação da Terra. No hemisfério sul, os alísios originados à sudeste auxiliavam no movimento das embarcações da África para o Brasil.

 

b) Na época da colonização portuguesa ocorriam trocas (prática de escambo), na qual, africanos eram destinados ao Brasil e escravizados em troca de produtos como tabaco e bebidas.  

 

Resposta da questão 2:
 [Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

a) Em maio de 1943, durante a ditadura do Estado Novo de Vargas, foi criado o decreto de número 5452 que instituiu a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, somente para os trabalhadores urbanos, das indústrias, por conta da conscientização política desses trabalhadores bem como de sua capacidade de se organizar e reivindicar seus direitos. Portanto, a CLT contemplava apenas uma parcela da classe trabalhadora. Somente em 1963, no governo de Jango, foi criado o Estatuto do Trabalhador Rural beneficiando os trabalhadores do campo.

 

b) No mundo globalizado, o Brasil abriu a economia e passou por profundas transformações, tais como: desconcentração do parque industrial; maior oferta de energia; ampliação das redes de transporte; crescimento do agronegócio com investimento em pesquisas de melhoramento da produção e controle da lavoura e investimento em maquinários, etc.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

a) O decreto de 1943, durante do governo de Getúlio Vargas instituiu a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), concentrada em direitos para os trabalhadores urbanos do setor industrial e terciário. Os trabalhadores rurais foram negligenciados durante um longo tempo. O setor industrial paga salários relativamente mais elevados e é mais organizado através de sindicados reivindicativos. Na atualidade, com os efeitos do neoliberalismo e modernização industrial, o porcentual de trabalhadores na indústria foi reduzido. Reformas trabalhistas comprometeram a CLT, enfraquecendo os sindicatos e permitindo até terceirização irrestrita de trabalhadores.

O setor terciário emprega cerca de 70% dos trabalhadores, sendo menos organizado, fragmentado e alto porcentual de trabalhadores informais. Estas transformações enfraquecem a capacidade reivindicatória dos trabalhadores e própria democracia.

 

b) Nas últimas décadas, com a globalização da economia, alguns países da América Latina como o Brasil, foram submetidos a políticas econômicas com expressiva influência neoliberal, ou seja, maior abertura da economia para importações, privatizações e desnacionalização de empresas. A principal mudança estrutural foi a desindustrialização e o crescimento excessivo do setor terciário, a terciarização da economia. Com a maior abertura da economia, as empresas industriais locais tiveram dificuldade de competir com a chegada de produtos importados devido a redução do protecionismo. As empresas também tiveram dificuldade para exportar devido ao custo de produção local (maior carga tributária, burocracia e problemas de infraestrutura). Os longos períodos de valorização da moeda devido a entrada de dólares das exportações de commodities tornaram os produtos manufaturados brasileiros caros para clientes no exterior e estimulou importações. Em paralelo, também aconteceram mudanças tecnológicas (automação e robotização) que levaram ao desemprego estrutural.  


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

 


 


Comentários