Pular para o conteúdo principal

O atentado da Rua Toneleros - The Attack on Tonelero Street

 


O Atentado na Rua Tonelero é um evento histórico complexo e controverso que ocorreu no Brasil em 1954 e ainda é objeto de debate até os dias atuais. A vítima do atentado foi o jornalista, político e opositor de Getúlio Vargas, Carlos Lacerda, que foi surpreendido por disparos enquanto se dirigia para sua residência na rua Tonelero, na cidade do Rio de Janeiro. Lacerda foi ferido no pé e um dos oficiais de segurança foi morto.

Após o atentado, Lacerda acusou o então presidente Vargas de ser o responsável pela trama contra sua vida. Esta acusação ganhou credibilidade quando as investigações policiais apontaram para Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Vargas, como um dos possíveis autores do ataque. Além disso, Fortunato já havia sido envolvido em uma transação suspeita com um dos filhos de Vargas, Maneco, na qual adquiriu uma fazenda com o aval do então ministro João Goulart, futuro presidente do Brasil.


The Attack on Tonelero Street is a complex and controversial historical event that occurred in Brazil in 1954 and is still a subject of debate to this day. The victim of the attack was journalist, politician, and opponent of Getúlio Vargas, Carlos Lacerda, who was caught by surprise by gunfire while he was heading to his residence on Tonelero Street in the city of Rio de Janeiro. Lacerda was wounded in the foot and one of the security officers was killed.

 

After the attack, Lacerda accused the then President Vargas of being responsible for the plot against his life. This accusation gained credibility when police investigations pointed to Gregório Fortunato, head of Vargas' personal guard, as one of the possible perpetrators of the attack. In addition, Fortunato had already been involved in a suspicious transaction with one of Vargas' son, Maneco, in which he acquired a farm with the approval of the then Minister João Goulart, future President of Brazil.

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________