Pular para o conteúdo principal

O Golpe de 1937

 


O golpe de 1937 foi um evento importante na história do Brasil, que levou à instauração do Estado Novo, governo autoritário liderado pelo então presidente Getúlio Vargas.

 

Antes do golpe, o Brasil passava por uma série de problemas políticos e econômicos, incluindo uma grave crise financeira, inflação e instabilidade política. Em meio a essa situação, Vargas tomou o poder em um golpe militar em outubro de 1937, dissolvendo o Congresso e suspendendo as garantias constitucionais.

 

O Estado Novo, como ficou conhecido o regime de Vargas após o golpe, durou até 1945 e foi marcado por medidas autoritárias e censura à imprensa e ao pensamento crítico. Algumas das principais ações do Estado Novo foram a criação do Ministério da Educação e Saúde, a unificação do ensino e a implementação de políticas de industrialização.

 

No entanto, o Estado Novo também foi marcado por violações dos direitos humanos, perseguição a opositores políticos e corrupção. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, houve uma pressão internacional para que Vargas implementasse reformas democráticas e, em 1945, ele convocou eleições para a escolha de um novo presidente.

 

Em resumo, o golpe de 1937 foi um momento importante na história do Brasil, que resultou na instauração do Estado Novo, regime autoritário liderado por Vargas. Esse período foi marcado tanto por avanços na área de educação e saúde quanto por violações dos direitos humanos e perseguição a opositores políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________