Pular para o conteúdo principal

A Mensagem Cristã do Ladrão da Cruz - Graça, Fé e Obras

 


A história do ladrão na cruz é uma das mais poderosas na Bíblia, ilustrando a graça e a misericórdia de Deus. Encontrada em Lucas 23:39-43, a narrativa nos oferece uma visão profunda da redenção e do perdão.

O Contexto

Jesus foi crucificado entre dois criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. A Bíblia nos diz em Lucas 23:39: "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós." Este ladrão zombou de Jesus, desafiando-o a salvar a si mesmo e a eles se Ele realmente fosse o Messias.

A Conversão

No entanto, o outro ladrão teve uma resposta diferente. Lucas 23:40-42 nos diz: "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino."

Este ladrão reconheceu sua própria culpa e a inocência de Jesus. Ele demonstrou arrependimento e fé, pedindo a Jesus que se lembrasse dele quando entrasse em Seu reino.

A Promessa

A resposta de Jesus a este ladrão é uma das mais belas expressões de graça na Bíblia. Lucas 23:43 nos diz: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Jesus prometeu ao ladrão que ele estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia, uma promessa de salvação e vida eterna.

A Mensagem

A história do ladrão na cruz nos ensina várias lições importantes. Primeiro, nunca é tarde demais para se arrepender e crer em Jesus. Mesmo nos últimos momentos de sua vida, o ladrão encontrou a salvação através de sua fé em Jesus.

Segundo, a salvação é pela graça através da fé, e não pelas obras. Nossas obras são reflexas, consequência de nossa aceitação do sacrifício de Cristo, e não o oposto. Se aceitamos seu sacrifício, ele entra em nosso coração e sua presença nos impulsiona a ser parecido com ele dia a dia. O ladrão não teve a oportunidade de fazer boas obras ou demonstrar sua fé através de ações ao longo da vida, mas no último momento teve a oportunidade de agarrar-se à “boia” oferecida por Deus a todos os náufragos do mundo. Em outras palavras, sua fé em Jesus como o Salvador, a boia salvadora, foi suficiente para garantir sua salvação e viver uma vida cristão durante as últimas horas de sua vida.

Finalmente, a história nos lembra da misericórdia e do amor de Deus. Mesmo na cruz, Jesus estava disposto a perdoar e a oferecer a promessa do paraíso.

A história do ladrão na cruz é uma poderosa mensagem de esperança e redenção. Ela nos lembra que, não importa o quão longe possamos ter nos afastado, Deus está sempre pronto para nos receber de volta se nos arrependermos e crermos em Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________