Questões comentadas - Governo Collor de Melo Plano Collor Eco 92 e esquema PC Farias

 



1. (Ufrgs 2019)  Leia o enunciado abaixo.

 Em 1989, Fernando Collor de Mello, candidato à presidência da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), foi eleito no segundo turno por defender __________ e prometer atacar a “ineficiência do Estado”, posicionando-se contra a corrupção e atacando os “marajás” e “privilegiados” do serviço público. Entre as principais iniciativas de seu governo, pode-se citar __________ de estatais e __________ de preços e salários. Essas medidas econômicas foram orientações provenientes de um encontro de técnicos do FMI, do BID, do Bando Mundial e de economistas latino-americanos, ocorrido em novembro de 1989, que elaboraram indicações conhecidas como __________.

 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

a) o liberalismo econômico – o fortalecimento – o congelamento – Foro de São Paulo   

b) o nacional-estatismo – a encampação – o aumento – Consenso de Washington   

c) o nacional-estatismo – o fortalecimento – a indexação – Consenso de Porto Alegre   

d) o desenvolvimentismo – a privatização – o aumento – Foro de São Paulo   

e) o liberalismo econômico – a privatização – o congelamento – Consenso de Washington   

 

  

Dê uma pausa, leia com calma, que eu vou passer para gabarito em 1,2,3,4,5

Resposta:

 

 E]

 Amparado em estudos e orientações do Consenso de Washington, cuja base era o liberalismo econômico, Collor estruturou sua política econômica na privatização de empresas estatais e no congelamento de preços e salários.

  

2. (Acafe 2017)  Fernando Collor de Melo, eleito presidente da República por voto direito em 1989, foi o primeiro presidente republicano que sofreu um impeachment (impedimento) na história política do Brasil. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

a) Fernando Collor foi acusado por crime de responsabilidade devido ao esquema de corrupção montado por Paulo César Farias, seu tesoureiro durante a campanha à presidência.   

b) Na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi instalada na Câmara dos Deputados pesavam sobre o presidente, entre outras acusações, tráfico de influências no governo e de movimentar milhões em dólares nos paraísos fiscais.    

c) Apesar do processo de impedimento que determinou o afastamento da presidência da república, Fernando Collor não teve seus direitos políticos cassados e nas eleições seguintes foi eleito senador pelo Estado de Alagoas.   

d) No julgamento que aconteceu no Senado, Collor também foi cassado, antes, porém, sem resultado, foram forjados documentos para sugerir que o dinheiro em questão vinha de um empréstimo para campanha feito no Uruguai.    

 

 

Dê uma pausa, leia com calma, que eu vou passer para gabarito em 1,2,3,4,5

 

 

Resposta:

 

[C]

 Somente a proposição [C] está correta. Fernando Collor de Melo, eleito em 1989, foi o primeiro presidente eleito após um longo período de ditadura militar. Tancredo e Sarney foram eleitos em 1985 por um colégio eleitoral. Collor assumiu em 1990, inseriu o país no Neoliberalismo, mas sofreu um processo de impeachment em 1992 tendo seus direitos políticos cassados, só voltando à vida pública oito anos depois, em 2000.

  

3. (Uece)  A morte do advogado Paulo César Farias trouxe à tona uma intensa discussão a respeito dos esquemas de corrupção instalados no governo brasileiro e denunciados após a eleição presidencial de 1989. A respeito disso, marque a alternativa correta:

a) o esquema de corrupção comandado por P.C. Farias foi denunciado pelo próprio Presidente Collor logo após a sua posse   

b) as eleições de 1989 ficaram marcadas pelas denúncias de corrupção por parte dos dois candidatos que chegaram ao 20. turno, Collor e Brizola   

c) as denúncias de corrupção levaram à renúncia do Presidente Fernando Collor, que mesmo assim acabou sendo absolvido pelo Supremo Tribunal Federal   

d) tanto o "esquema P.C." quanto a "máfia do orçamento" já foram esclarecidas pela Justiça e seus responsáveis julgados e presos   

 

 

 

Resposta:

 

[C]

 

 4. (Ufu)  A respeito das manifestações sociais ocorridas no Brasil entre 1983 e 1993, assinale a alternativa correta.

a) Entre os mais significativos movimentos, estão o dos consumidores em defesa do congelamento de preços no Plano Cruzado e o dos estudantes "caras-pintadas", que ocuparam as ruas exigindo o impeachment do presidente Collor, investigado por corrupção e enfraquecido pelo fracasso na política econômica de combate à inflação.   

b) A campanha das "Diretas-Já", iniciada após a derrota da emenda Dante de Oliveira pela eleição direta para presidente, reuniu políticos e intelectuais na chamada Aliança Liberal, tendo sido fortemente impulsionada pela mídia televisiva.   

c) A década de 1980 pode ser identificada como a década dos movimentos sindicais operários, após a fundação da CUT, Central Única dos Trabalhadores. Isto deveu-se à desmobilização dos servidores públicos, ao enfraquecimento do movimento ecológico após a morte do líber seringueiro Chico Mendes e à diminuição dos saques, invasões de terras e terrenos.   

d) A comoção social observada com a morte e o enterro do presidente Tancredo Neves, cuja eleição selou o fim da ditadura, tornou-se símbolo de mobilização nacional popular, possibilitando a vitória das esquerdas na constituinte de 1988 contra o chamado "Centrão", sobretudo com os avanços obtidos na legislação sobre a Reforma Agrária.   

 

 

  

 

Resposta:

 

[A]



Comentários