Pular para o conteúdo principal

Questões discursivas - Ditadura militar - Questões discusivas de Histótia

 


1.     1.      Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985).

a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil.

b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão.

 Resposta:

 a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Podemos usar como referência a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista pela ação da repressão durante o governo de Geisel; o movimento de defesa por uma anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas contra o regime militar; documentos encontrados recentemente sobre o período.

b) O candidato deveria mencionar que a Comissão da Verdade investigou crimes promovidos pelo Estado durante a ditadura civil-militar (1964-1985) e que essa Comissão surgiu como resultado das lutas sociais e políticas do período da redemocratização, bem como da ascensão de governos mais distantes dos ideais do regime. Como pudemos perceber, os resultados da comissão reascenderam antigas fogueiras, contribuindo para a retomada da política entre os castrenses, inclusive com a ocupação do ministério da defesa por militares, interrompendo uma tradição inaugurada na nova república de ministros da defesa civis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia - Questões discursivas com gabarito comentado - Uerj em gotas -

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts 1 . (Uerj 2016)  A dinâmica demográfica brasileira Poucos temas são tão maltratados na imprensa como os processos demográficos. Todos os dias, aparece alguém falando ou escrevendo sobre assuntos como crescimento populacional ou planejamento familiar. A maioria dessas pessoas não mostra a menor familiaridade com os dados atuais ou o mínimo respeito pelos muitos estudos realizados por diversos pesquisadores. Dois exemplos de ideias falsas são: 1) a população brasileira está passando por uma explosão demográfica; 2) a pobreza é produto da fecundidade elevada. George Martine e José E. D. Alves Adaptado de O Globo , 28/07/2006. A reportagem menciona duas ideias falsas a respeito da demografia brasileira. Explique o erro contido em cada uma delas.  A primeira ideia falsa remete ao fato de que o Brasil está vivenciando uma explosão demográfica, haja vis

Geografia na Uerj - Questões discursivas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/ Canal exclusivo para a UERJ:  https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra. Resposta: Dentre as consequências da seca para as atividades humanas pode-se destacar: dificuldades para o abastecimento humano, perda ou decréscimo de produção alimentícia, queda no nível das hidroelétricas comprometendo a produção energética, comprometimento da produção econômica. Dentre as consequências da seca para a dinâmica natural da Terra pode-se destacar: alteração do ciclo hidrológico resultando na redução do nível dos rios, umidade do ar e pluviosidade; alte

A Revolução Científica - A Ilustração e o antigo regime - UERJ em gotas

Grupo de estudo para provas específicas:  https://www.facebook.com/groups/660763183949872/?fref=ts René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época.   Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________