Questões dissertativas de História - Questões de História com gabarito comentado


 4.   O Index Librorum Proibitorum (Índice dos Livros Proibidos) era uma lista de livros que foi publicada pela Igreja Católica em 1559 e só revogada em 1966, pelo papa Paulo VI. Na lista, foram inseridos, ao longo desse período, os livros considerados contrários à doutrina e à moral do catolicismo. A esse respeito, responda às questões propostas.


a) Explique o contexto político-religioso de sua primeira publicação.

b) Explique o contexto político-religioso de sua extinção.

c) João Calvino (século XVI) e Simone de Beauvoir (século XX) foram incluídos na lista de autores de livros proibidos. Aponte uma razão para que cada um desses autores tenha sido incluído na lista. 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5.   



Entre 1899 e 1902, 48000 pessoas morreram em campos de concentração na Guerra dos Boeres, ou Guerra da África do Sul. Os campos foram estabelecidos pelos britânicos como parte de sua campanha militar contra duas pequenas repúblicas africanas: o ZAR (Transvaal) e o Estado Livre de Orange. A administração dos campos foi terrível. A comida era de péssima qualidade, o saneamento deplorável, as tendas estavam superlotadas e a assistência médica era insuficiente. Pouco se sabia na época sobre como lidar com epidemias de sarampo e febre tifoide. FRANSJOHAN PRETORIUS Adaptado de theconversation.com, 18/02/2019.



A Segunda Guerra dos Boeres (1899-1902) foi um dos conflitos associados à dominação imperialista britânica no continente africano. Entre seus efeitos imediatos, destaca-se a criação de campos de concentração, como indicado nas fotos e no texto.


Identifique uma consequência desse conflito para a consolidação dos interesses britânicos naquele continente.

Em seguida, apresente outra experiência histórica de construção de campos de concentração no decorrer do século XX. 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6.   

Na entrada de acesso à sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), há um busto de grandes proporções do fundador do partido, Pablo Iglesias Posse. A peça ficou enterrada, em algum recanto do Parque do Retiro, em Madri, durante os quase 40 anos que durou a ditadura do generalíssimo Francisco Franco. Os militantes socialistas que esconderam a estátua temiam que a ditadura viesse a destrui-la. Só foi desenterrada quando a democracia foi igualmente recuperada, em 1977, dois anos depois da morte de Franco. Moral da história: enterrar estátuas, assim como ideais, não acaba com eles nem com elas. Ideias, acho eu, não podem ser assassinadas (ou enterradas). Mais cedo do que tarde, a força das ideias, quando ela existe de fato, suplanta a força da estupidez. CLÓVIS ROSSI Adaptado de Folha de S. Paulo, 03/05/2019.



A reflexão de Clóvis Rossi ressalta a persistência de ideias políticas na Espanha, apesar da perseguição que seus defensores sofreram. No Brasil após a independência, diversas ideias e princípios também foram reprimidos e dados por derrotados em variados contextos. 


Aponte uma característica do regime comandado por Franco e a respectiva ideia à qual se opunha, defendida por Pablo Iglesias Posse e seu partido. 

Em seguida, identifique uma ideia ou princípio perseguido no Brasil, que exemplifique o argumento do jornalista, apontando sua conjuntura histórica de repressão. 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Gabarito


Resposta da questão 4:
a) O INDEX foi publicado pela primeira vez no contexto da Contrarreforma Católica, movimento de reação da Igreja Católica à Reforma Protestante.


b) Na década de abolição do INDEX (década de 60 do século XX), existiam movimentos que visavam à liberdade política, de gênero, cultural e social, mundo afora. Nesse sentido, a Igreja Católica percebeu que as proibições aplicadas pela lista não mais encontravam eco na sociedade e, por isso, transformou a proibição em recomendação religiosa.


c) João Calvino foi incluído por ser o fundador do Calvinismo, movimento protestante que rompe com a Igreja Católica no século XVI. Simone de Beauvoir foi incluída pelo livro O Segundo Sexo, lançado em 1949, que propunha um novo posicionamento da mulher na sociedade e foi repudiado tanto por conservadores e quanto pela esquerda marxista.  


Resposta da questão 5:
No contexto da corrida imperialista e do neocolonialismo a partir da segunda metade do século XIX, as potências capitalistas industrializadas exploraram a África e Ásia em busca de matéria prima, mercado consumidor, investir capitais, escoar o excedente populacional, entre outros interesses. As regiões colonizadas resistiram à ganância dos países capitalistas, surgindo inúmeras revoltas. A Guerra do Boeres (1899-1902) integra mais uma das disputas associadas à expansão imperialista europeia no continente africano. No caso, representou a culminância de conflitos entre colonos e administradores ingleses e os boeres, descendentes de colonos holandeses que viviam nas Repúblicas do Transvaal e Orange, regiões que hoje integram a África do Sul. Tais conflitos foram diretamente associados às disputas pela exploração da mão de obra das populações nativas locais na utilização de recursos agrícolas e minerais, especialmente a extração de ouro e diamantes. Conforme apontam o texto e as fotografias do enunciado da questão, com a vitória dos ingleses, criaram-se campos de concentração destinados a prisioneiros e refugiados, os quais, na prática, se transformaram em campos de extermínio. Entre as consequências da Guerra dos Boeres destaca-se a incorporação das repúblicas boeres do Transvaal e de Orange às colônias britânicas do Cabo e Natal e a criação da União Sul Africana, sob jurisdição do governo inglês. Os ingleses passaram também a deter o controle da exploração das minas de diamante em territórios sul-africanos. A guerra contribuiu para a consolidação da expansão imperialista britânica na África Oriental. Outras experiências de criação de campos de concentração no decorrer do século XX, ocorreram: no Brasil, para opositores do governo no Estado Novo (1937-1945); para retirantes da seca na década de 1930, no Ceará; para anarquistas durante a Primeira República, no Amapá́; na Alemanha e em outros países ocupados ou controlados pela Alemanha, para perseguidos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial; na antiga U.R.S.S., os Gulags, para perseguidos pelo governo de Stalin; nos E.U.A., para japoneses, entre 1942 e 1948.  


Resposta da questão 6:
A questão procura identificar uma característica do regime de Francisco Franco na Espanha e a respectiva ideia à qual se opunha, apontando uma ideia que tenha sido perseguida no Brasil, em seu respectivo contexto. A partir do texto de Clovis Rossi, a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e o regime fascista que dela emergiu, 1939-1975, têm suas características confrontadas às propostas defendidas pelos republicanos, dentre os quais figuravam os militantes do PSOE. O jornalista Clovis Rossi afirma que por mais que sejam perseguidas, ideias fortes sobrevivem às conjunturas autoritárias e repressivas. Dentre as características do franquismo e a respectiva ideia combatida, cabe realçar a defesa da monarquia contra o republicanismo; a promoção do catolicismo contra o Estado laico; a inspiração no fascismo contra a aspiração socialista; o movimento conservador de direita contra o governo de esquerda na República; e a orientação anticomunista contra o antifascismo. Dentro da perspectiva de Rossi sobre a persistência das ideias em meio à ações repressivas, uma das ideias ou princípios perseguidos no Brasil e sua respectiva conjuntura seriam: a luta contra a escravidão, combatida na maior parte do período monárquico, mas que levaria ao fim do cativeiro legalizado no Brasil após 1888; a defesa dos direitos sociais, reprimida na Primeira República, e que emerge no pós-1930 como uma das mais proeminentes marcas do período; a criação do Partido Comunista, proibido na Primeira República e em 1947, porém reconhecido e legalizado em 1985; e a liberdade de expressão e os valores democráticos, cerceados por dois regimes autoritários no século passado, o Estado Novo e a Ditadura Militar, porém valorizados na redemocratização no pós-1985 e consagrados pela Constituição apelidada de “Cidadã”.  

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W





 





Comentários